Corpo de Bombeiros ministra curso gratuito sobre o Auto de Vistoria exigido em edificações

Quem está construindo ou reformando um edifício, ampliando alguma área construída, ou o prédio é utilizado tanto para a área comercial quanto para residencial, precisa ter em mãos o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Ele garante que o imóvel passou por uma vistoria e atende aos critérios de segurança e prevenção de acidentes.

Um exemplo de imóvel que não tinha o AVCB é a boate Kiss localizada em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Durante um show no dia 27 de janeiro de 2013, os músicos utilizaram artefatos pirotécnicos no palco que fizeram com que um grande incêndio tivesse início. Após a investigação, ficou esclarecido que 241 pessoas morreram por asfixia.

O local estava com o alvará fornecido pelo Corpo de Bombeiros vencido há mais de seis meses e não havia sido feito o plano de prevenção contra incêndio.

O AVCB vale por cinco anos e as edificações de recepção de público valem por três anos. Expirado o prazo o proprietário tem que renovar o Auto junto ao Corpo de Bombeiros que fica responsável por toda a vistoria. O empresário tem que investir na manutenção das medidas de segurança contra incêndio e Pânico e analisar que se o projeto está de acordo com as exigências do órgão.

O assunto gera muitas dúvidas pois cada imóvel precisa de um projeto específico. Em Pará de Minas mais de 100 empresas estão com atividades paralisadas por não ter o AVCB e isso, segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Procurador-geral do Município, Júlio César de Oliveira, faz com que o empresário perda sua renda e a cidade não se desenvolva.

Por causa desta demanda houve a ideia de realizar um curso para instruir os próprios empresários, contadores e engenheiros:

Júlio César de Oliveira
juliocesaravcb1

O curso é gratuito e será ministrado no auditório da Faculdade de Pará de Minas (Fapam) na quinta-feira, 5 de setembro, a partir das 14 horas. Os interessados não precisam se inscrever, basta chegar ao local no dia e horário programados.

O campus da Fapam está localizado na Rua Ricardo Marinho, 110, bairro São Geraldo em Pará de Minas. Quem quiser mais informações sobre o curso pode ligar no telefone (37) 3233-5646.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!