CCZ atenderá aos sábados e número elevado de casos de Leishmaniose em Pará de Minas preocupa

ccz_controle_zoonoses_sede
O Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ) está localizado no bairro Papa João Paulo II, em Pará de Minas, e atende aos cidadãos paraminenses de segunda a sexta-feira. Porém, muitos se queixam que devido ao horário de trabalho, não podem levar seus cães ou gatos ao local para avaliação. Por isso, requisitaram o funcionamento também aos sábados.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ciente dessa demanda o veterinário Carlos Magno Barbosa Diniz procurou o secretário municipal de Saúde Cléber de Faria Silva e relatou a necessidade de ampliar o horário de funcionamento do CCZ, visando se adequar às necessidades dos cidadãos.

Carlos Magno Barbosa Diniz disse que o secretário recebeu muito bem a reivindicação e constatou que seria importante atender esta demanda da população e autorizou o funcionamento do CCZ nas manhãs de sábado, a partir do dia 3 de setembro, das 7h30min. às 11 horas:

Carlos Magno Barbosa Diniz
cczsbcmbd1

carlmgn_ccz
Carlos Magno Barbosa Diniz também relata que no dia a dia o Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis atende muitos animais. Entretanto, o foco maior está no combate a raiva animal e nos testes de detecção da Leishmaniose. A raiva animal está sendo combatida através de campanha de vacinação em massa de cães e gatos e a Leishmaniose por meio do teste-rápido no animal:

Carlos Magno Barbosa Diniz
cczsbcmbd2

O veterinário também destaca que a campanha de vacinação contra a raiva animal continua no CCZ e também nas comunidades rurais de Pará de Minas. Até o momento os números comprovam o êxito deste trabalho.

Mas quando a assunto é a Leishmaniose, a situação é preocupante. Muitos casos da doença estão sendo constatados em Pará de Minas. Carlos Magno Barbosa Diniz ressalta que a doença não tem cura, mas pode ser controlada. Também cita os principais sintomas da doença:

Carlos Magno Barbosa Diniz
cczsbcmbd3

Ainda sobre a campanha de vacinação em cães e gatos contra a raiva animal na zona rural, as últimas comunidades serão visitadas na segunda-feira, 5 de setembro. Entre 8 e 9 horas, a equipe estará em frente a igreja de Caetano Preto. Depois vacinarão os animais nas proximidades do campo de futebol da comunidade de Penhas, das 9h30min. às 10h30min. Por fim, serão vacinados os cães e os gatos de Guardas, das 10h45min. às 11h15min.

Quem ainda não vacinou seu cão ou gato contra a raiva, pode levar o animal até o Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis está localizado no bairro Papa João Paulo II, em Pará de Minas, onde será aplicada a vacina.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!