Municípios se tornaram bolsões de ar quente e não estão preparados para temporais, afirma Elias Diniz

Os meteorologistas afirmam com certa frequência baseados na análise climática que a tendência para os próximos anos é chover menos ao longo dos meses, mas quando chuva vier será em grande quantidade provocando transtornos e colocando os cidadãos em risco.

O alerta tem sido constatado nos municípios brasileiros. Infelizmente as notícias surgem frequentemente relatando desabamentos, inundações, deslizamentos de terra, pessoas desalojadas, casas destruídas, mortes, alagamentos e outros eventos. Estas notícias, em sua maioria, citam que os fatos ocorreram após cair uma chuva de grande intensidade em curto espaço de tempo, confirmando o que dizem os meteorologistas.

Um exemplo foi constatado em Pará de Minas na tarde do dia 27 de dezembro de 2018. Uma forte chuva causou alagamentos em ruas e avenidas de várias regiões do município. O temporal causou transtornos para muitas pessoas que não conseguiram se deslocar até seus destinos, devido à intensidade da chuva que caía e a força da enxurrada que cobriu totalmente muitas vias paraminenses.

O prefeito Elias Diniz (PSD) disse a reportagem do Portal GRNEWS nesta quarta-feira, 2 de janeiro de 2019, que temporais iguais ao que caiu em Pará de Minas são incontroláveis.

Acrescentou que as mudanças climáticas têm causando esses fenômenos e a população tem que ficar atenta. Ressalta que os municípios se tornaram bolsões de ar quente e não estão com suas galerias pluviais preparadas para receber tanta água em tão pouco tempo:


Elias Diniz
eliasdiniztemporais

Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas ainda trabalham para sanar os danos causados pelo temporal que caiu na quinta-feira, 27 de dezembro. Mas em alguns casos a solução ainda vai demorar. O vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura José Porfírio de Oliveira Filho reafirma que o município não está preparado para uma chuva de 81 milímetros em menos de uma hora, sem falar em lixo carreado pelas enxurradas e bueiros entupidos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!