Centro de Equoterapia de Pará de Minas segue ajudando pessoas e mãe relata evolução da filha com o tratamento


O Centro de Equoterapia Fernando de Melo Franco funciona no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz em Pará de Minas, desde o mês de março de 2015.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O tratamento alternativo ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, especialmente, aquelas com problemas de coordenação motora e de postura. Cerca de 60 pacientes recebem acompanhamento e são realizados mais de 260 atendimentos mensais.

O método terapêutico que utiliza o cavalo buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. O andar do cavalo imprime movimentos tridimensionais que agem na musculatura e outras estruturas.

Para ter acesso ao serviço da Equoterapia o paciente precisa passar por uma avaliação médica e ser encaminhado pela unidade de saúde. Uma grande referência é o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER-II), da APAE, localizado na rua Ubirajara Campos de Almeida, 729, bairro São Luiz, em Pará de Minas. O tratamento é gratuito.

O fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva, coordenador do serviço em Pará de Minas, destaca que a Equoterapia vem apresentando resultados expressivos com os pacientes que procuram este tratamento alternativo. Ele diz que o fato de ele gostar muito do trabalho também ajuda no processo:

Orlando Inácio Almeida Silva
orlandoinacioequoterapia2018

A dona de casa Valéria Aparecida da Cruz Lemos leva a filha para este tratamento alternativo e diz que os resultados são excelentes. Ela já conhecia a Equoterapia desde os tempos em que residia em Passos. Afirma que o trabalho é muito importante e a evolução dos pacientes é nítida, como sua filha, que já consegue abrir a porta e entrar no carro sozinha:

Valéria Aparecida da Cruz Lemos
valeriaaparecidaequoterapia2018

O fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva, coordenador do serviço em Pará de Minas afirma que devido aos bons resultados a Equoterapia vem expandindo em todo o Brasil. Na região, ele adianta a existência de estudos para que o serviço também possa ser disponibilizado no município de Itaúna. Mas as negociações continuam e ainda não existe uma definição sobre a implantação do serviço para atender os itaunenses.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!