GRNEWS TV: Projeto Plantando Esperança transforma educação e sustentabilidade no Patronato
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Ana Paula Carvalho Santos, gerente socioeducativa do Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, falou sobre o trabalho desenvolvido no Patronato em Pará de Minas.
Horta sustentável e pomar educativo
O projeto Plantando Esperança, financiado por um grupo salesiano no exterior, trouxe para o Patronato uma horta, pomar, minhocário e viveiro de mudas. O objetivo é ensinar crianças e adolescentes sobre sustentabilidade, cultivo de alimentos e produção orgânica, beneficiando a alimentação diária no centro e, em alguns casos, oferecendo produtos para as famílias.
Aprendizado e cidadania
Além de conhecer técnicas agrícolas, os jovens aprendem sobre reaproveitamento de resíduos, preservação do solo e alimentação saudável. A horta foi planejada para manter a umidade, proteger as plantas do sol intenso e permitir que as raízes busquem água de forma eficiente. Essa prática incentiva consciência ambiental desde cedo e desenvolve habilidades práticas importantes.
Fonte de renda e integração social
Com o tempo, a produção do pomar e da horta pode gerar doces, compotas e sucos, servindo como fonte de renda para manter o serviço e ampliar benefícios à comunidade. O projeto também promove intercâmbio com a unidade de Belo Horizonte, permitindo troca de experiências, resolução de problemas e aprimoramento das atividades. Plantando Esperança combina educação, sustentabilidade e cidadania para preparar crianças e adolescentes para um futuro mais consciente e saudável.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


