Câmara Municipal de Pará de Minas deve implantar sistema para votação eletrônica de projetos

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A votação de projetos durante as reuniões da Câmara de Vereadores de Pará de Minas pode ser eletrônica. Ao menos é o que propõe um projeto de resolução em tramitação no Legislativo. A proposta inclui e altera artigos no Regimento Interno da Câmara.

O projeto inclui a votação através de um sistema eletrônico. Quando, por algum problema técnico, isto não for possível, o voto deverá ser nominal.

O Portal GRNEWS apurou que o objetivo é trazer mais transparência às votações e também mais modernidade. O painel eletrônico tem várias funcionalidades, entre elas o registro da presença dos vereadores em plenário; a matéria em votação; o registro de voto como sim, não ou abstenção; resultado da votação; nome e ordem dos oradores inscritos; e cronômetro com o tempo de fala para tribuna, aparte, questão de ordem, entre outras.

Este painel será como um módulo de controle e comunicação, facilitando até mesmo os trabalhos da Mesa Diretora. O sistema é gratuito, cedido pelo Senado Federal para fortalecer as casas legislativas.

A proposta é do vereador Cléber Gonçalves (PSB) e foi co-assinada por outros seis parlamentares. Um deles é Ronivelton Correa Barbosa (Republicanos) que participou do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube. Ele explicou sobre o projeto e a importância desta transparência:


Ronivelton Correa Barbosa

ronniebarbvoteletr1

Com a votação eletrônica, o resultado fica mais transparente, com o registro feito em tempo real:

Ronivelton Correa Barbosa
ronniebarbvoteletr2

O Projeto de Resolução 11/2021 foi apresentado no dia 2 de julho e pode ser votado na reunião do dia 16 de agosto. Assinaram junto a Cléber Gonçalves, os vereadores Ronivelton Correa Barbosa, Gladstone Correa Dias (PSDB), Irene Melo Franco (PSB), Leandro Guimarães Vieira (PTB), Luiz Lima (Cidadania) e Márcia Marzagão (PSDB).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!