Duas chapas disputam nesta terça a presidência do sindicato dos servidores municipais de Pará de Minas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

sidicato_servidores_sitraserp_salario
A votação da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sitraserp) será realizada nesta terça (2), das 7h30min às 17h, na sede da entidade, localizada na rua Major Fidélis, 320, Centro, em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Sitraserp está sob intervenção do Ministério Público de Minas Gerais na Comarca de Pará de Minas e as eleições foram convocados pelo advogado Rômulo Mendonça, nomeado interventor pela promotoria.

Duas chapas disputarão as eleições nesta teça. A Chapa 1 é encabeçada por Tânia Valeriano Chaves Leite, professora que atua no serviço público municipal há 24 anos.

Caso eleita, ela pretende modernizar o Sitraserp criando um portal da transparência para que os demais servidores possam acompanhar de casa todas as ações da diretoria.

A chapa que adotou como slogan “Esta categoria merece muito mais”, além da candidata a presidência Tânia Valeriano Chaves Leite, conta com outras 14 mulheres.

Na diretoria a vice-presidente Maria de Fátima; Secretária-Geral Sônia Ricardo; Secretária-Adjunta Tânia Gonçalves; Tesoureira-Geral Cristiane Silva; Tesoureira-Adjunta Fátima Eleutério; Diretora Social Maria Betânia; Diretora de Assuntos Jurídicos Sirlene Pereira e Diretora de Formação Kátia Cirene.

Para o Conselho Fiscal, as efetivas Sandra Maria, Maria do Carmo e Sabrina Lopes. As suplentes serão Luciana Pereira, Gleide Teixeira e Vicentina.

As propostas da Chapa 1 são as seguintes:

  • Lutar pela revisão geral anual dos vencimentos dos servidores municipais de Pará de Minas.
  • Lutar pela defesa dos direitos dos servidores municipais e ajusta valorização nas negociações, na busca e garantia dos direitos sindicais, políticos, sociais e trabalhistas.
  • Trabalhar com transparência total dos procedimentos administrativos, jurídicos, sociais e financeiros da entidade através do portal do sindicato.
  • Criar um site para modernizar a estrutura do sindicato e permitir a fácil navegação e acesso às informações e documentos de modo que todos acompanhem regularmente nossas atividades.
  • Prestar contas sobre as receitas e despesas do sindicato através de relatório anual, balanço financeiro, expor as vantagens da filiação, dentre outros.
  • Atuar em parceria com os departamentos, por meio da elaboração de materiais de esclarecimentos destinados à direção do Sindicato e aos servidores municipais.
  • Organizar e atuar em questões de ordem jurídica de acordo com as políticas definidas nas instâncias deliberativas deste Sindicato, avaliação de ações jurídicas e coordenação da assistência jurídica dada pelo sindicato aos filiados.
  • Atuar em parceria com o departamento de Formação, elaboração, discutindo e encaminhando as Políticas Sociais Gerais.
  • Articular o Sindicato com entidades superiores no Sistema Confederativo da Representação Sindical.
  • Garantir assistência médica e odontológica aos associados e a seus dependentes.
  • Ouvir as reivindicações dos servidores e suas propostas e buscar todos os recursos possíveis para atender com qualidade às demandas, politizando-as numa luta coletiva.

A Chapa 2 é encabeçada por Islan César Santana, que está no serviço público municipal há 20 anos e já foi tesoureiro do Sitraserp na gestão do presidente afastado pela Justiça Osvaldo dos Santos Martins Filho. Porém, Islan César Santana ficou neste cargo por aproximadamente um ano e renunciou, por não concordar com a gestão anterior.

Ele disse que uma de suas metas será resgatar a credibilidade do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal, primeiramente, perante os servidores municipais. Ele entende que a categoria está sem representatividade.

A chapa 2 tem como slogan “Sindicato é para lutar” e além de Islan César de Santana que concorre a presidência, conta na diretoria com o vice-presidente Oderval Santos; Secretário-Geral Adenilson Moreira; Secretário-Adjunto João Marcelino; Tesoureiro-Geral, José João da Silva; Tesoureiro-Adjunto Levi Alves Marzagão; Diretor de Assuntos Sindicais e Intersindicais Juvêncio Chaves; Diretor de Assuntos Jurídicos Walter Gottschalg; Diretor Social José de Fátima.

Para o Conselho Fiscal, os efetivos Adriano Medeiros. Geralda Lina Soares e Jarbas Adlaberto. Os suplentes serão Nilton José Pinto, Adão Eustáquio e José Soares.

As propostas da chapa 2 são as seguintes:

  • Lutar por reajustes salariais e garantir a recomposição salarial anual.
  • Lutar pela negociação coletiva e o direito de greve.
  • Lutar pela aposentadoria digna para os trabalhadores.
  • Lutar de forma decisiva em busca da construção de um novo rumo de atuação política.
  • Aproximar o Sindicato e a base. Para entender as necessidades de cada categoria e atuar diretamente com os servidores.
  • Ser transparente aos gastos financeiros da Entidade Sindical com a criação de assembleias participativas para aprovar a prestação de contas.
  • Renovar o Sitraserp após 10 anos de uma diretoria imobilista e inativa.
  • Criar um ambiente cultural com o intuito de atrais as servidores e proporcionar um ambiente agradável que possibilite visitas e boas conversas.
  • Promover a união das categorias dos trabalhadores do serviço público.
  • Realizar cursos profissionalizantes e de capacitação, além de possibilitar aos filiados convênios médicos e odontológicos, assessoria jurídica, entre outros que venham agregar ao salário do servidor.
  • Para a chapa 2 é possível, sim, avançar nas questões que contemplam os aposentados.

Para participar da eleição do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sitraserp) nesta terça (2), das 7h30min às 17h, na sede da entidade, o servidor público precisa estar filiado há no mínimo 6 meses. É preciso portar documento de identidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!