Combate Dengue: mutirão de limpeza será realizado nesta quinta e sexta em três bairros de Pará de Minas

A cada semana aumenta o número de notificações de Dengue em Pará de Minas. O poder público está preocupado com a situação que se não for controlada poderá se tornar a terceira epidemia da doença no município, como aconteceu em 1999 e 2016. Neste último, mais de cinco mil casos foram registrados e cinco pessoas morreram.

Uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde para minimizar os problemas é a realização do mutirão de limpeza. Toda semana uma área ou bairro é escolhido para receber os agentes de combate a endemias e o caminhão do Departamento de Vigilância em Saúde que recolhe todo tido de material inservível.

Inicialmente o trabalho era feito nos bairros onde havia maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti. Agora a cidade inteira e a partir deste mês os distritos, recebem os agentes. O objetivo principal é acabar com os criadouros que estão em sua maioria nos quintais das residências.

Mas se a Secretaria não tiver ajuda da população, nada adianta o trabalho de conscientização e claro, prevenção. Nos dias 25 e 26 de abril, o mutirão foi realizado no bairro Prefeito Walter Martins Ferreira e Residencial Capanema. Foram retiradas sete toneladas de material que acumula água e serve de criadouro para o mosquito da Dengue. Mas quatro meses atrás, nos dias 6 e 7 de dezembro a equipe passou por esses mesmos bairros e dezoito toneladas de materiais foram recolhidos.

Mesmo sem a ajuda da população como pretendia, o Departamento de Vigilância em Saúde continua o trabalho de prevenção. Nesta semana, nos dias 2 e 3 de maio, quinta e sexta-feira, os agentes estarão nos bairros Serra Verde, Dom Bosco e Jardim das Piteiras II como explica o gerente de combate a endemias Adailton Antônio Moreira:


Adailton Antônio Moreira
adailtonmutiraoserraverde1

Adailton Antônio Moreira lembra que o morador deve colocar os materiais na porta de casa na noite de quinta-feira ou na manhã de sexta. O caminhão fica durante toda a sexta-feira nas ruas dos bairros. Quanto mais material recolher, menos focos do mosquito:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmutiraoserraverde2

Lembrando que podem ser recolhidos todo tipo de material inservível, como caixa d’água, vasilhames, pneus, móveis, eletrodomésticos estragados, tudo que serve como criadouro do mosquito Aedes aegytpi.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!