Combate Dengue: mutirão de limpeza será realizado nesta quinta e sexta em três bairros de Pará de Minas

A cada semana aumenta o número de notificações de Dengue em Pará de Minas. O poder público está preocupado com a situação que se não for controlada poderá se tornar a terceira epidemia da doença no município, como aconteceu em 1999 e 2016. Neste último, mais de cinco mil casos foram registrados e cinco pessoas morreram.

Uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde para minimizar os problemas é a realização do mutirão de limpeza. Toda semana uma área ou bairro é escolhido para receber os agentes de combate a endemias e o caminhão do Departamento de Vigilância em Saúde que recolhe todo tido de material inservível.

Inicialmente o trabalho era feito nos bairros onde havia maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti. Agora a cidade inteira e a partir deste mês os distritos, recebem os agentes. O objetivo principal é acabar com os criadouros que estão em sua maioria nos quintais das residências.

Mas se a Secretaria não tiver ajuda da população, nada adianta o trabalho de conscientização e claro, prevenção. Nos dias 25 e 26 de abril, o mutirão foi realizado no bairro Prefeito Walter Martins Ferreira e Residencial Capanema. Foram retiradas sete toneladas de material que acumula água e serve de criadouro para o mosquito da Dengue. Mas quatro meses atrás, nos dias 6 e 7 de dezembro a equipe passou por esses mesmos bairros e dezoito toneladas de materiais foram recolhidos.

Mesmo sem a ajuda da população como pretendia, o Departamento de Vigilância em Saúde continua o trabalho de prevenção. Nesta semana, nos dias 2 e 3 de maio, quinta e sexta-feira, os agentes estarão nos bairros Serra Verde, Dom Bosco e Jardim das Piteiras II como explica o gerente de combate a endemias Adailton Antônio Moreira:


Adailton Antônio Moreira

Vm
P

Adailton Antônio Moreira lembra que o morador deve colocar os materiais na porta de casa na noite de quinta-feira ou na manhã de sexta. O caminhão fica durante toda a sexta-feira nas ruas dos bairros. Quanto mais material recolher, menos focos do mosquito:

Adailton Antônio Moreira

Vm
P

Lembrando que podem ser recolhidos todo tipo de material inservível, como caixa d’água, vasilhames, pneus, móveis, eletrodomésticos estragados, tudo que serve como criadouro do mosquito Aedes aegytpi.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!