Veterinário e médica afirmam que fumacê pesado só mata mosquitos e não prejudica população

fumace_carro_dengue
Devido ao alto índice de casos suspeitos de dengue em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde continua utilizando o UBV Pesado (Ultra Baixo Volume), conhecido popularmente como carro fumacê.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A caminhonete enviada pelo governo de Minas Gerais é toda equipada para aplicação do inseticida em todos os bairros da cidade. O objetivo é espalhar o veneno e eliminar as fêmeas adultas do mosquito Aedes aegypti.

Está declarada uma verdadeira guerra contra o inseto transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Diferentes regiões do Brasil já estão enfrentando uma verdadeira epidemia sem precedentes.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a região Sudeste lidera o número de registro com 96.664 casos. Os dados oficiais apontam para duzentos diagnósticos de dengue por hora.

Em Pará de Minas a situação não é diferente. As Unidades Básicas de Saúde e o Pronto Atendimento Municipal recebem diariamente dezenas de pacientes com sintomas suspeitos e as estatísticas preocupam as autoridades e a população.

Henrique Lopes Flores, médico-veterinário e assessor técnico do Consórcio Intermunicipal do Alto Rio Pará (Cispará) explica que o inseticida tem baixo teor de toxicidade e matará apenas os mosquitos e pernilongos alcançados pela névoa:
henrfl_fmc

Henrique Lopes Flores
henrfl_fmc1

Ele pede novamente a ajuda da população para abrir portas e janelas durante a passagem do fumacê. Só assim os mosquitos adultos serão eliminados de forma eficaz, diminuindo o número de pessoas infectadas pela doença:

Henrique Lopes Flores
henrfl_fmc2

A pediatra Lívia Ferreira Almeida explica que algumas pessoas podem desenvolver quadros alérgicos durante a aplicação do fumacê, mas não há motivos para preocupação. Ela orienta que nesses poucos casos, principalmente as crianças precisam permanecer em locais protegidos:
livfrr_fmc

Lívia Ferreira Almeida
livfrr_fmc1

A médica ressalta que em caso de alguma reação alérgica é preciso encaminhar o paciente para a unidade de saúde mais próxima. Uma das medidas importante é a ingestão de muito líquido e manter a hidratação:

Lívia Ferreira Almeida
livfrr_fmc2

A névoa do fumacê pesado fica no ar por um período de 2 horas. O inseticida não é capaz de eliminar galinhas, pássaros, gatos ou cães e por isso a população pode ficar tranquila em relação aos animais de estimação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!