Cheque emitido com data errada será devolvido, alerta gerente de banco


A cada ano a história se repete. Os clientes das agências bancárias que ainda utilizam cheques como meio de pagamento costumam errar a data dos documentos emitidos nos primeiros dias de janeiro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Deverá ser muito comum chegar para compensação nas agências bancárias os cheques preenchidos com data de 1º de janeiro de 2017, quando o correto seria 1º de janeiro de 2018.

Um detalhe pequeno e de muita importância é o ano de emissão dos cheques. Caso a data esteja errada o sistema bancário reconhece a falha e o título de crédito acaba voltando, gerando prejuízos ao emissor e o receptor.

Por isso é sempre ficar alerta aos dados que são colocados nos cheques com a chegada do ano novo. Vale ressaltar que qualquer documento emitido com mais de 180 dias não em valor.

Eduardo Bráulio de Souza, gerente Geral da agência da Caixa Econômica Federal em Pará de Minas, informa que esse tipo de problema é recorrente todos os anos. Por isso o alerta a todos os usuários de cheques que o documento preenchido com data errada será devolvido, por ser considerado prescrito:

Eduardo Bráulio de Souza
eduardobrl_chque1


Acrescenta que o mercado financeiro registrou uma queda expressiva no número de cheques emitidos nos últimos anos. Os dados mostram que a clonagem de cheques é um crime bem mais comum, do que algum problema registrado nas transações eletrônicas:

Eduardo Bráulio de Souza
eduardobrl_chque2

O cliente de banco deve observar atentamente os valores, a data e a assinatura do emissor ao preencher um cheque. Caso aconteça algum engano o cliente deve procurar quem recebeu o cheque para trocá-lo rapidamente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!