GRNEWS TV: Taxa de coleta de lixo não foi aprovada na Câmara Municipal de Pará de Minas porque o prefeito não quis, diz vereador

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Délio Alves Ferreira, e abordou temas diversos.

Projeto tinha chance real de aprovação
O vereador Délio Alves Ferreira, ex-presidente da Câmara Municipal, afirma que o projeto que reajustaria a taxa de coleta de lixo em Pará de Minas não avançou na Câmara Municipal, apesar de haver ambiente político para aprovação. Segundo relato de ex-presidente do Legislativo, houve diálogo com o Executivo e entendimento de que a cobrança era necessária para garantir a sustentabilidade do serviço. A proposta previa ajustes, como a retirada do projeto que reajustava a planta de valores imobiliários e consequentemente o valor do IPTU, o que permitiria a votação, ainda que de forma apertada.

Impasse entre Executivo e Legislativo
Mas de acordo com Délio Alves Ferreira, o prefeito Inácio Franco não quis negociar para a aprovar o reajuste na taxa de coleta de lixo e optou por manter dois projetos vinculados, condicionando a votação conjunta. Com isso, nenhum deles foi aprovado. Para vereadores envolvidos nas discussões, faltou flexibilidade e interlocução. A avaliação é de que não existe vencedor ou perdedor nesse tipo de embate, já que o impacto recai diretamente sobre a população, que depende de um serviço essencial como a coleta de resíduos.

Cobrança e participação popular
O episódio reacendeu o debate sobre o papel da sociedade. Parlamentares defendem que o cidadão acompanhe de perto as votações, compareça à Câmara e cobre posicionamentos, independentemente do voto dado. O discurso é de que mandato existe para representar a população, mas dentro de limites técnicos, legais e financeiros.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!