Atlético arranca empate contra Del Valle e decide em casa vaga na final da Sulamericana
O Atlético conquistou um empate heróico por 1 a 1 contra o Independiente del Valle, do Equador, no jogo de ida da semifinal da Copa Conmebol Sulamericana. A partida foi disputada na noite de ontem, 21 de outubro, no estádio Banco Guayaquil. O gol da igualdade para o Galo foi marcado por Dudu, aos 45 minutos do segundo tempo, após uma jogada de troca de passes com Hulk.
Polêmica na arbitragem e busca pela virada
O confronto começou com um erro de arbitragem que desfavoreceu o time mineiro. O juiz de campo assinalou um suposto pênalti do zagueiro Ruan Tressoldi no atacante Mercado. O replay da jogada exibiu claramente que não houve infração dentro da área, indicando que o jogador do Del Valle, na verdade, chutou a perna do defensor alvinegro.
O Árbitro de Vídeo (VAR) convocou o juiz Carlos Betancur (Colômbia) para a revisão, mas mesmo após análise, a penalidade foi mantida. Sornoza converteu a cobrança, abrindo o placar para a equipe equatoriana aos 10 minutos do primeiro tempo.
O Atlético buscou a reação, criando chances com chutes de longa distância de Gustavo Scarpa e Bernard, que exigiram intervenções do goleiro Villar. O goleiro Everson, do Galo, também se destacou, fazendo uma grande defesa em uma cabeçada de Spinelli após cobrança de escanteio.
Mudanças e gol salvador
Na segunda etapa, o técnico Jorge Sampaoli promoveu alterações táticas. Mais tarde, foram acionados Hulk na vaga de Rony, Biel no lugar de Scarpa, e Caio substituindo Arana.
Aos 45 minutos do segundo tempo, o Atlético chegou ao merecido empate. Dudu iniciou a jogada, tocou para Hulk, que se livrou da marcação e devolveu a bola por cobertura para Dudu, que finalizou com o gol vazio.
O jogo decisivo valendo uma vaga na final da Copa Sulamericana será realizado na Arena do Galo, em Belo Horizonte, na próxima terça-feira, 28 de outubro, às 21h30. O Galo precisa de uma vitória simples em casa para garantir a vaga na final, marcada para 22 de novembro em Assunção, no Paraguai.
O meio-campista Gustavo Scarpa será um desfalque importante para o jogo de volta, pois recebeu o terceiro cartão amarelo.
A equipe retorna do Equador e já inicia os treinamentos na quinta-feira, visando o confronto com o Ceará no sábado, pelo Brasileirão, também na Arena do Galo. Com informações da Assessoria de Comunicação do Atlético-MG


