Inovação no SUS: cirurgia robótica para câncer de próstata será oferecida na rede pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) dará um salto de qualidade no tratamento oncológico ao incorporar a prostatectomia radical assistida por robô para pacientes diagnosticados com câncer de próstata clinicamente avançado. A decisão foi oficializada por meio de uma portaria do Ministério da Saúde.

A prostatectomia radical é o procedimento cirúrgico que consiste na remoção completa da próstata e das vesículas seminais, atuando como um tratamento curativo, especialmente nos estágios iniciais da doença. A assistência robótica é uma tecnologia que visa aprimorar essa cirurgia.

Prazo e critérios para a efetivação
O processo para a efetivação da nova tecnologia no SUS terá um prazo máximo de 180 dias. A incorporação da cirurgia por robô é baseada na recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). A Conitec aprovou a técnica para pacientes com câncer de próstata tanto clinicamente localizado quanto localmente avançado.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Rodrigo Nascimento Pinheiro, elogiou a medida. “Reconhecemos que há um esforço por parte da equipe técnica em promover equidade no tratamento e assegurar que mais pacientes possam se beneficiar dos melhores cuidados disponíveis”, afirmou.

Próximos passos incluem treinamento e definição de centros de referência
Para que a cirurgia robótica se torne amplamente acessível nos hospitais credenciados ao SUS, é necessário cumprir etapas importantes. Pinheiro explicou que os próximos passos incluem:

A definição de protocolos clínicos específicos.

A criação de centros de referência para o procedimento.

O treinamento das equipes de saúde para garantir a qualidade e segurança.

A técnica robótica é considerada eficaz também na formação de novos profissionais, pois permite que o treinamento ocorra em ambientes controlados e supervisionados, diminuindo a curva de aprendizado necessária para dominar o procedimento. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!