Seleção feminina de basquete enfrenta gigantes na busca por vaga no Mundial de 2026
A seleção brasileira feminina de basquete conheceu nesta semana seus desafios no caminho para a Copa do Mundo de 2026. O sorteio conduzido pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) posicionou o Brasil no Torneio A das Eliminatórias, que será sediado em Wuhan, na China. A disputa crucial por uma das vagas ocorrerá entre 11 e 17 de março do próximo ano.
O grupo brasileiro, sediado em solo chinês, é composto por seleções de peso e forte tradição: Mali, Sudão do Sul, República Tcheca, Bélgica e a anfitriã China.
Fim de um longo jejum no horizonte
O Brasil tem o objetivo claro de quebrar uma sequência de oito anos de ausência nos Mundiais, já que não conseguiu se classificar para as edições de 2018 e 2022. A única vez em que a equipe brasileira alcançou o topo do pódio mundial foi em 1994, com a lendária geração de jogadoras como Paula, Hortência e Janeth.
Recentemente, a equipe nacional chegou perto de garantir a classificação direta ao disputar a final da AmeriCup em julho deste ano, mas acabou derrotada pelos Estados Unidos.
Corrida por três vagas no Torneio A
No grupo em que o Brasil está inserido, três vagas para a Copa do Mundo estarão em jogo. A única exceção é a Bélgica, que, como atual campeã da Eurobasket, já está com sua vaga garantida para o Mundial.
A regra geral das Eliminatórias, que se estenderão por quatro sedes (Wuhan, San Juan em Porto Rico, Istambul na Turquia, e Lyon-Villeurbanne na França), estabelece que os três países mais bem colocados de cada torneio (A, B e C) avançarão diretamente para a Copa. O Torneio D, que conta com duas seleções já classificadas (Alemanha e Nigéria), terá a disputa por apenas duas vagas.
Países garantidos competem por preparação
Além da Bélgica, já estão confirmadas na Copa do Mundo de basquete feminino, que reunirá 16 seleções de 4 a 14 de setembro de 2026 em Berlim, Alemanha:
Alemanha (país-sede do Mundial)
Austrália (campeã da Ásia e Oceania)
Estados Unidos
Nigéria (campeã do continente africano)
Apesar de já terem assegurado sua presença, essas cinco nações participarão das Eliminatórias, utilizando a competição como preparação de alto nível para o evento principal.
Sede e Torneio Seleções Participantes
Torneio A – Wuhan (China) Brasil, Mali, Sudão do Sul, Bélgica*, República Tcheca, China
Torneio B – San Juan (Porto Rico) Nova Zelândia, Porto Rico, Estados Unidos*, Senegal, Itália, Espanha
Torneio C – Istambul (Turquia) Hungria, Turquia, Argentina, Austrália*, Canadá, Japão
Torneio D – Lyon-Villeurbanne (França) Colômbia, Filipinas, Alemanha*, Coreia do Sul, França, Nigéria*
* Seleções já com vaga assegurada para o Mundial de 2026
Com informações da Agência Brasil


