Censo Escolar 2025 reabre sistema para correção de dados preliminares
Gestores educacionais em todo o país têm até o dia 23 de outubro para conferir, validar ou retificar os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2025. A primeira etapa de coleta, que reúne informações essenciais sobre a estrutura e a matrícula nas escolas, teve seus resultados publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A retificação deve ser realizada online, por meio do Sistema Educacenso, que foi reaberto especificamente para esse processo. Essa é a oportunidade de ajustar, incluir ou excluir as informações declaradas pelos gestores até 31 de julho, que abrangem escolas, turmas, alunos, gestores e profissionais em sala de aula.
O que pode ser corrigido
Os dados preliminares divulgados pelo Inep incluem as diferentes fases e modalidades da educação básica:
Ensino regular (educação infantil, fundamental e médio);
Educação Especial (em classes e escolas especializadas);
Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Educação profissional e tecnológica (cursos técnicos, formação inicial e qualificação profissional).
O sistema Educacenso permite que as escolas verifiquem se há inconsistências nas informações fornecidas e, após a confirmação, emitam o recibo de entrega dos dados, garantindo a validade do procedimento.
Importância e cronograma da pesquisa
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil, realizada anualmente e de declaração obrigatória para todas as escolas, públicas e privadas. Seu caráter é fundamental, pois as estatísticas de matrículas geradas na primeira etapa são usadas como base para:
O repasse de recursos federais para a educação.
O planejamento e a divulgação das avaliações nacionais feitas pelo Inep.
Os dados finais da matrícula inicial de 2025 devem ser consolidados em dezembro.
A pesquisa é dividida em duas etapas. A segunda fase, focada na situação do aluno (rendimento e movimento escolar), ocorrerá entre 2 de fevereiro e 13 de março de 2026. A divulgação final das estatísticas oficiais da educação básica pelo Inep está prevista para 12 de maio de 2026. Após essa publicação definitiva no Diário Oficial da União, não serão mais permitidas alterações nas informações censitárias.
Além de balizar o repasse de verbas, os indicadores oficiais da pesquisa servem de referência para o monitoramento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE) e são uma ferramenta essencial para analisar a situação da educação em todos os níveis: federal, estadual, municipal e escolar, auxiliando no acompanhamento da efetividade das políticas públicas educacionais. Com informações da Agência Brasil

