Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

A dor na região lombar, popularmente conhecida como dor nas costas ou lombalgia, é um problema de saúde extremamente comum. Segundo o fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus, essa é a segunda maior causa de consultas médicas em todo o mundo, ficando atrás apenas do resfriado comum. Estima-se que até 80% da população global sofra com a dor em algum momento da vida.

Causas e prevenção
As causas da lombalgia são variadas, mas estão frequentemente ligadas a problemas posturais, como má posição ao sentar, ou ao levantar objetos pesados. A dor também pode ser causada por infecções, fraturas e traumas. O fisioterapeuta ressalta que, se a dor persistir ou causar incapacidade, o ideal é procurar um médico para um diagnóstico e tratamento adequados. A boa notícia é que, na maioria dos casos, a dor desaparece espontaneamente.

A importância do movimento
Para prevenir a lombalgia, a principal recomendação é se manter em movimento. A prática de atividades físicas e exercícios regulares, combinada com bons hábitos posturais, pode ajudar a minimizar as chances de desenvolver o problema. O fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus enfatiza que a atividade física é essencial para a saúde da coluna e para o bem-estar geral. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!