Construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica ganha prioridade nacional. Assista o vídeo sobre a obra
A tão aguardada ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica deu um passo significativo para se tornar realidade. Em um decreto publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, o governo federal incluiu a obra no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Essa medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confere ao projeto status de prioridade estratégica para a União.
Novo impulso para a obra
A qualificação no PPI agiliza processos burocráticos e jurídicos, garantindo um acompanhamento mais próximo e facilitando o recebimento de recursos federais. O secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, explicou que a decisão garante prioridade em licenciamentos e financiamentos, além de abrir a possibilidade de aportes do governo, já que o projeto também está no Novo PAC. O decreto é resultado de negociações entre o presidente Lula e o líder chinês, Xi Jinping, para acelerar um novo acordo contratual com o consórcio responsável pela obra.
Impacto econômico e social
A ponte, com mais de 12 quilômetros de extensão, é um dos projetos de infraestrutura mais importantes do país. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que a obra transformará a mobilidade e a economia regional. A estrutura reduzirá a distância entre Salvador e o litoral sul da Bahia em mais de 100 quilômetros, incentivando o turismo e o escoamento de produtos. A expectativa é que o empreendimento estimule novos negócios em diversos setores e beneficie diretamente cerca de 10 milhões de pessoas em 250 municípios. O retorno do investimento virá através do desenvolvimento econômico, social e da geração de milhares de empregos na região.
Assista


