Desemprego no Brasil atinge menor índice desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre encerrado em julho, atingindo o menor índice da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2012. O resultado representa uma queda em relação ao trimestre anterior, quando a taxa foi de 5,8%.

O país registrou 6,118 milhões de pessoas desocupadas, o menor número desde o final de 2013. Em contrapartida, a quantidade de pessoas ocupadas bateu um recorde, chegando a 102,4 milhões de trabalhadores.

Mais empregos formais e pesquisa abrangente
O crescimento do mercado de trabalho também foi impulsionado pelo recorde de vagas com carteira assinada, que somaram 39,1 milhões. O IBGE considera na pesquisa todas as formas de ocupação, incluindo empregos formais e informais, temporários e por conta própria. Apenas quem está em busca de uma vaga é classificado como desocupado.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) visita 211 mil lares em todos os estados e no Distrito Federal para coletar os dados sobre o mercado de trabalho. A divulgação da pesquisa, que inicialmente estava prevista para 29 de agosto, foi adiada em 18 dias devido a problemas técnicos. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!