Lula e Ursula von der Leyen conversam sobre Acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversaram por telefone na manhã desta sexta-feira (5). A ligação, com duração de cerca de 20 minutos, abordou as relações entre o Brasil e a União Europeia, além de temas da agenda global.

Acordo Mercosul-União Europeia avança
Durante a conversa, o presidente Lula elogiou o envio do acordo Mercosul-União Europeia para aprovação no Conselho Europeu. Ele expressou a esperança de que o tratado seja assinado ainda neste ano, durante a Cúpula do Mercosul, que acontecerá no Brasil. Lula também defendeu que eventuais regulamentações de salvaguarda da União Europeia respeitem plenamente o que foi acordado no pacto.

Ambos os líderes concordaram que, diante da atual incerteza no comércio global, a parceria entre os dois blocos se torna ainda mais estratégica. O futuro acordo poderá criar um mercado com mais de 700 milhões de pessoas, representando 26% do PIB mundial.

Compromisso com o clima e o multilateralismo
Lula e von der Leyen reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e com a criação de uma ordem internacional mais justa e pacífica. Eles também reforçaram a importância de metas ambiciosas para a descarbonização da economia, em linha com o Acordo de Paris e o combate à crise climática.

O presidente brasileiro destacou que a COP30, que ocorrerá em Belém, será a “COP da verdade”, na qual os líderes mundiais terão a oportunidade de apresentar compromissos concretos em relação à economia verde. A presidenta von der Leyen, por sua vez, reiterou o apoio da União Europeia à realização do evento no Brasil. Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!