Feira de empregos online oferece 7 mil vagas para PCD. Oportunidade para profissionais com deficiência
Em celebração ao mês da luta da pessoa com deficiência, a feira online Inclui PcD chega à sua sexta edição com 7 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência. O evento, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, contará com a participação de grandes empresas como Ambev, Grupo Boticário, L’Oréal e Mercedes Benz. Além de conectar candidatos e empresas, a feira também promove palestras e painéis sobre temas de diversidade e inclusão.
A iniciativa, da empresa Egalite, tem o objetivo de aproximar profissionais e companhias em busca de talentos. A participação é gratuita, bastando que os interessados façam a inscrição no site da feira. As vagas estão disponíveis em diversas áreas e níveis, e os candidatos podem se inscrever dentro de categorias como deficiência auditiva, física, visual, intelectual, psicossocial, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para reabilitados pelo INSS.
Desafios do mercado de trabalho para pessoas com deficiência
Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, o Brasil tem aproximadamente 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população. No entanto, uma pesquisa de 2022 mostrou que o nível de ocupação para esse grupo é de apenas 26,6%, um número bem abaixo da média de 60,7% da população sem deficiência. A informalidade também é um problema, com 55% das pessoas com deficiência atuando em trabalhos sem direitos trabalhistas, em comparação a 38,7% entre as pessoas sem deficiência.
A lei brasileira estabelece que empresas com 100 funcionários ou mais devem reservar vagas para pessoas com deficiência. O diretor executivo da Egalite, Guilherme Braga, destaca que a inclusão traz benefícios mútuos. “Ter uma força de trabalho que reflete melhor a sociedade vai fazer com que essa empresa pense em como solucionar os problemas, como atender os seus clientes de uma forma mais criativa, mais inovadora”, afirmou.
A feira, em suas cinco edições anteriores, já disponibilizou 35 mil vagas, contribuindo para diminuir a desigualdade e aumentar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com informações da Agência Brasil

