Unidades de saúde em rodovias oferecerão atendimento a caminhoneiros
O Ministério da Saúde lançará um novo modelo de atendimento voltado para caminhoneiros. A proposta, que faz parte do programa Agora Tem Especialistas, prevê a instalação de unidades de saúde em postos e locais de descanso ao longo das rodovias. A iniciativa busca levar serviços de saúde diretamente a profissionais que, devido à natureza de sua profissão, têm dificuldade de acesso regular ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A apresentação do projeto será realizada na próxima quinta-feira (4) pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). As unidades serão equipadas e contarão com equipes de apoio e assistenciais para atender as demandas dos motoristas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a parceria com o Ministério dos Transportes para a execução do programa.
Atendimento direto e acessível
A justificativa para a criação dessas unidades móveis e semifixas é a dificuldade enfrentada pelos caminhoneiros em cuidar da própria saúde. Muitos não têm moradia fixa, vivem em pequenos municípios ou em periferias, o que limita o acesso a serviços básicos de saúde. Além disso, a rotina de longas jornadas de trabalho e viagens constantes impede o comparecimento a unidades de saúde tradicionais.
A AgSUS promoverá uma audiência pública virtual para detalhar o modelo de atendimento e debater a forma de credenciamento dos prestadores de serviço, que podem ser empresas privadas com ou sem fins lucrativos. Para participar, os interessados devem enviar um e-mail para credenciamentomovel@agenciasus.org.br, solicitando a inscrição e o link de acesso até as 18h da próxima quarta-feira (3). Com informações da Agência Brasil

