Rio de Janeiro adquire 80 sistemas antidrone para reforçar a segurança
O Gabinete de Segurança Institucional do estado do Rio de Janeiro (GSI-RJ) anunciou um investimento de quase R$ 27 milhões na compra de 80 sistemas de neutralização de drones. O objetivo é combater o uso desses aparelhos em atividades ilícitas, especialmente em áreas de alta sensibilidade, como o sistema penitenciário. Os novos equipamentos serão distribuídos entre as polícias Civil e Militar, além da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Tecnologia de ponta para enfrentar o crime
A aquisição faz parte de um pacote de investimento em tecnologia que soma mais de R$ 4,5 bilhões. O governador Cláudio Castro destacou que a iniciativa visa proteger áreas estratégicas do estado.
Os sistemas adquiridos utilizam uma tecnologia de bloqueio de radiofrequência, capaz de detectar, rastrear e neutralizar drones que representem qualquer tipo de ameaça. Essa medida é uma resposta direta ao aumento da utilização desses dispositivos em ações criminosas, como o transporte de armas, drogas e celulares para dentro das prisões, além de espionagem e ataques.
Mais proteção e segurança
A implementação desses sistemas trará diversos benefícios para a segurança pública, como a prevenção de acesso a itens proibidos em unidades prisionais e o reforço da segurança de autoridades e da população durante operações e grandes eventos. A tecnologia também ajudará a reduzir os riscos de colisões e danos a propriedades, além de inibir atividades criminosas como o contrabando e o terrorismo. Com informações da Agência Brasil


