Tensão no centro de São Paulo: operação da GCM contra comércio ilegal gera confronto no Brás

Uma operação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, que visava combater o comércio irregular na região do Brás, no centro da capital, resultou em tumulto com vendedores ambulantes na última terça-feira (5). O confronto ocorreu após os agentes tentarem desmobilizar uma manifestação que bloqueava as vias.

Versões do incidente
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), a confusão começou quando a GCM tentou liberar o trânsito da Rua Oriente. A pasta relatou que “manifestantes danificaram um escudo da guarda, após atirarem pedras e paus em direção aos guardas”. A secretaria, no entanto, informou que ninguém ficou ferido. Um homem de 22 anos chegou a ser detido, mas foi liberado após negar ter agredido os agentes.

Já a Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou que o tumulto foi iniciado por um ambulante que incitou outros a reagirem contra a GCM. A nota da pasta destaca que “objetos foram arremessados na equipe e, para controlar a situação, foi necessário o uso de material de menor potencial ofensivo”.

O caso foi oficialmente registrado como dano no 8º Distrito Policial, localizado na mesma região.

Intensificação da fiscalização na área
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana destacou que, desde o começo do mês, está aumentando o patrulhamento e o número de agentes na área do Brás para coibir a atuação de vendedores ambulantes sem licença. Com informações da Agência Brasil

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!