Polícia Rodoviária Federal apreende 103 kg de ouro em operação contra garimpo ilegal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão recorde de 103 quilos de ouro, avaliados em mais de R$ 61 milhões, em uma operação de combate ao garimpo ilegal no estado de Roraima. A ação, conduzida na última segunda-feira, 4 de julho, faz parte de uma estratégia do Governo Federal para desarticular as rotas clandestinas de transporte de minérios na região Norte.

A apreensão ocorreu na BR-401, em Boa Vista, durante uma abordagem a uma caminhonete Toyota Hilux 2024. O veículo era ocupado por um homem de 30 anos, sua esposa e um bebê. Os policiais suspeitaram da documentação inconsistente e, após uma busca mais detalhada, encontraram mais de 100 barras de ouro maciço escondidas no painel do carro.

Combate coordenado ao crime
O carregamento de ouro, que teria Rondônia como origem e possivelmente Venezuela ou Guiana como destino, representa a maior apreensão de ouro já feita pela PRF no Brasil. O motorista foi preso em flagrante. A operação foi coordenada pela Casa de Governo, uma iniciativa federal em Roraima que busca integrar ações de diversos órgãos para proteger os povos indígenas, o meio ambiente e combater o garimpo ilegal.

O ouro apreendido foi encaminhado à Polícia Federal, que dará prosseguimento às investigações para rastrear a origem, o destino e os proprietários do material. Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!