MG conscientiza sobre importância do aleitamento materno durante a campanha Agosto Dourado
O Governo de Minas Gerais iniciou a campanha Agosto Dourado, um mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A iniciativa busca reforçar que a amamentação é um direito e uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade. Hospitais do estado, como a Maternidade Odete Valadares (MOV), o Hospital Júlia Kubitschek (HJK) e o Hospital Regional João Penido (HRJP), intensificaram as atividades de apoio e promoção do aleitamento.
Um dos casos de sucesso é o da pequena Esther, que nasceu prematura e hoje, com 1 ano, esbanja saúde. Sua mãe, Edna Aparecida Gomes, teve o apoio das profissionais da MOV desde o início, quando a filha precisou de internação. Edna conta que o suporte para a amamentação foi fundamental e que, mesmo após um ano, o aleitamento continua sendo um momento de união e carinho entre mãe e filha.
Redes de apoio e políticas públicas para lactantes
A campanha Agosto Dourado deste ano tem como tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”. Para a coordenadora do Banco de Leite Humano da MOV, Karine Antunes, a amamentação é uma decisão estratégica de saúde pública que exige redes de apoio contínuas e eficazes. A coordenadora da maternidade do HJK, Ana Paula dos Santos Marques, reforça a importância de acolher e ouvir as mães sem julgamentos, já que, embora seja um ato natural, a amamentação nem sempre é fácil.
Em apoio às lactantes, o Governo de Minas Gerais publicou uma resolução que permite o teletrabalho para servidoras com bebês de até 24 meses. A medida, que busca garantir o direito de amamentar e fortalecer o vínculo materno-infantil, é um avanço na organização do serviço público do estado, beneficiando diretamente as servidoras e suas famílias.
Leite materno: o alimento ouro
O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças, como diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. Com informações da Agência Minas

