Tarifas dos EUA: veja a lista dos 694 produtos brasileiros que ficaram de fora da sobretaxa
O governo dos Estados Unidos, por meio de uma Ordem Executiva assinada pelo presidente Donald Trump na quarta-feira (30), impôs uma tarifa de 50% sobre a importação de alguns produtos brasileiros. No entanto, o ato executivo listou 694 produtos que estão isentos da nova taxa e continuarão a pagar as alíquotas anteriores.
Entre os itens que foram poupados do “tarifaço” estão produtos como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, além de seus respectivos motores e peças. A lista de exceções também inclui celulose, polpa de madeira, metais preciosos, energia e produtos energéticos.
Café, frutas e carnes serão afetados
Apesar das exceções, o setor agrícola brasileiro sentirá o impacto das novas tarifas. Produtos como café, frutas e carnes não foram incluídos na lista de isenção e, portanto, serão taxados em 50%. A lista completa de produtos que não serão sobretaxados está no Anexo I da Ordem Executiva, que pode ser consultada no site da Casa Branca, acessando AQUI.
A medida entrará em vigor sete dias após a assinatura, ou seja, a partir do dia 6 de agosto, afetando diretamente as exportações brasileiras para o mercado norte-americano. Com informações da Agência Brasil

