GRNEWS TV: Alunos que frequentam escola da Pio Canedo participam do ENEM PPL e ENCCEJA, exames que abrem portas para detentos
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Marcelo Carvalho Barbosa, Diretor-Geral do Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo e Iolanda Faria Gonçalves Xavier, Diretora da Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto, abordaram a importância da Educação no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade.
Oportunidades de certificação e remissão de pena impulsionam estudos
O sistema prisional de Pará de Minas oferece importantes oportunidades educacionais, dos anos iniciais do fundamental até o ensino médio, todos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos ainda podem se inscrever para o ENCCEJA PPL e o ENEM PPL, permitindo que os detentos busquem certificação e acesso ao ensino superior. A escola atua de forma similar a uma instituição regular, com a pedagoga Adília responsável por todas as inscrições. Para o ENCCEJA, por exemplo, há 48 inscritos para as provas que ocorrerão em setembro.
O número de inscritos poderia ser maior, mas depende do estágio do cumprimento da pena. Detentos com penas mais curtas tendem a optar pelo ENCCEJA, buscando a certificação rápida. Já aqueles com penas mais longas preferem a rotina da escola, tanto pela remissão de pena (um dia a cada 12 horas de estudo) quanto pelo desejo de adquirir conhecimento.
Remissão por horas de estudo e a busca por conhecimento
A remissão de pena por estudo funciona da seguinte forma: a cada 12 horas de estudo comprovadas, o detento ganha um dia a menos em sua pena. Yolanda Xavier confirma que essa é uma motivação forte para eles. No entanto, o desejo de buscar conhecimento e evitar a ociosidade na cela também é um grande atrativo da escola.
A frequência dos alunos é notavelmente alta, com pouquíssimas faltas, geralmente apenas para outras atividades internas. Isso demonstra o valor que a educação tem para os detentos que realmente querem estudar. Apesar de reconhecer que nem todos têm esse desejo, a equipe ressalta que quem busca a oportunidade a encontra e a aproveita.
Essa dedicação dos alunos, traduzida em quase nenhuma falta, reforça a importância de investir na educação como uma ferramenta eficaz de ressocialização. Marcelo concorda que esses resultados comprovam o valor de apostar no ensino dentro do sistema prisional.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


