Copa do Mundo de Clubes: Flamengo já garantido, enquanto Palmeiras, Botafogo e Fluminense definem vaga
A terceira e decisiva rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), que acontece nos Estados Unidos, inicia nesta segunda-feira (23). A expectativa é alta para os quatro representantes brasileiros, que chegam invictos e com grandes chances de avançar para as oitavas de final. O Flamengo já carimbou sua classificação, enquanto Palmeiras, Botafogo e Fluminense, líderes de seus respectivos grupos, estão muito próximos de garantir a vaga.
O Botafogo será o primeiro time brasileiro a entrar em campo. Líder do Grupo B com seis pontos, o Glorioso enfrenta o Atlético de Madrid, da Espanha, no Rose Bowl, em Los Angeles, às 16h (horário de Brasília). Impulsionados pela vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain, atual campeão europeu, os alvinegros asseguram a primeira posição do grupo com um empate. A classificação está garantida mesmo se o Botafogo for derrotado por um ou dois gols de diferença. Caso perca por três ou mais gols, o time carioca dependerá de o PSG não vencer o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, em confronto simultâneo em Seattle.
Mais tarde, às 22h, o Palmeiras decide seu destino na competição contra o Inter Miami, casa do adversário. Ambas as equipes somam quatro pontos e lideram o Grupo A, com o Verdão à frente pelo melhor saldo de gols. Se a partida terminar empatada, os dois times avançam para as oitavas de final, com o Palmeiras na primeira colocação. Em caso de derrota para o time de Lionel Messi, os alviverdes precisarão torcer pela vitória do Al Ahly, do Egito, sobre o Porto, de Portugal, em partida que também começa às 22h, em Nova Jersey. Como o confronto direto é o primeiro critério de desempate, o Palmeiras se classificaria mesmo que o Al Ahly igualasse a pontuação, por tê-lo superado por 2 a 0. Se os portugueses vencerem, o Verdão avança caso a derrota para o Inter Miami seja por apenas um gol de diferença. Existe, inclusive, a possibilidade de um clássico brasileiro nas oitavas de final, entre Palmeiras e Botafogo. Para isso, uma equipe precisa ser a líder de sua chave e a outra avançar na segunda colocação.
Flamengo com liderança garantida; Fluminense a um passo da vaga
O Flamengo entra em campo na terça-feira (24), às 22h, em Orlando, contra o Los Angeles Football Club (LAFC), dos Estados Unidos. O Rubro-Negro já está classificado e tem a liderança do Grupo D assegurada, com seis pontos. Apesar de Chelsea, da Inglaterra, e Esperánce, da Tunísia, poderem igualar a pontuação, não ultrapassariam os brasileiros pelo critério do confronto direto, já que ambos foram derrotados pelos cariocas.
Nas oitavas, o Flamengo enfrentará o segundo colocado do Grupo C, que será definido mais cedo, após os jogos das 16h. O Benfica, de Portugal, com quatro pontos, é o adversário mais provável, pois pode se classificar com um empate contra o líder Bayern de Munique, da Alemanha, que tem seis pontos. Este duelo ocorrerá em Charlotte. Caso a equipe portuguesa vença, o adversário do Rubro-Negro será o time alemão. Se o Benfica perder, o Boca Juniors, da Argentina, ainda tem chances de ser o adversário do Flamengo, mas para isso precisará golear o Auckland City, da Nova Zelândia, em Nashville, e tirar uma diferença de sete gols de saldo para os portugueses.
O Fluminense joga na quarta-feira (25), às 16h, contra o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, em Miami. O Tricolor lidera o Grupo F com os mesmos quatro pontos do Borussia Dortmund, da Alemanha, levando vantagem no saldo de gols (dois a um). Um empate é suficiente para os cariocas garantirem a classificação. Para avançar em primeiro lugar, o Fluminense torce por um tropeço dos alemães contra o já eliminado Ulsan, da Coreia do Sul, em Cincinatti, também às 16h. Se o Dortmund confirmar o favoritismo e vencer, a disputa pela ponta da chave será decidida no saldo de gols.
Se o Tricolor carioca se classificar, enfrentará uma equipe do Grupo E, que tem River Plate, da Argentina, e Inter de Milão, da Itália, na liderança com quatro pontos – os argentinos estão em primeiro pelo melhor saldo de gols (dois a um). O Monterrey, do México, está em terceiro, com dois pontos, enquanto o Urawa Reds, do Japão, não pontuou e já está eliminado. Na última rodada, o Monterrey encara o Urawa no Rose Bowl, às 22h de quarta-feira, e precisa vencer para ter chances de classificação. No mesmo horário, River e Inter se enfrentam em Seattle. Quem sair vitorioso assegura o primeiro lugar do grupo. Quem perder precisará torcer para que os mexicanos não vençam os japoneses. Há, ainda, a possibilidade de um tríplice empate entre River, Inter e Monterrey – os três com cinco pontos, caso haja um empate entre argentinos e italianos e vitória mexicana sobre o Urawa. Nesse cenário, a decisão das vagas será no saldo de gols. Com informações da Agência Brasil


