Brasil quer sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029 e CBF formaliza interesse
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, expressou formalmente à Federação Internacional de Futebol (FIFA) o interesse do Brasil em sediar a próxima edição da Copa do Mundo de Clubes, em 2029. A proposta foi comunicada ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante a Cúpula Executiva de Futebol da entidade, que foi encerrada no sábado (21), em Miami, nos Estados Unidos. Miami é, inclusive, uma das cidades que abrigam a edição atual do torneio.
“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da Fifa. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo”, declarou Xaud ao site oficial da CBF.
Delegação brasileira em cúpula da FIFA
Samir Xaud está nos Estados Unidos acompanhado do vice-presidente Gustavo Dias. A Cúpula Executiva de Futebol da FIFA teve início na última quinta-feira (19), em Miami, e reuniu dirigentes dos 211 países afiliados à entidade máxima do futebol.
Histórico e futuros eventos no Brasil
O Brasil já possui experiência em sediar eventos da FIFA. A primeira edição do Mundial de Clubes organizado pela entidade aconteceu em solo brasileiro, no ano 2000, com jogos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, o Corinthians sagrou-se campeão ao vencer o Vasco nos pênaltis, em partida realizada no Maracanã.
Além da possível Copa do Mundo de Clubes de 2029, o país já está confirmado como anfitrião da Copa do Mundo Feminina de seleções em 2027, reforçando sua posição no cenário esportivo internacional. Com informações da Agência Brasil


