Chuvas no Rio Grande do Sul desalojam quase 8 mil pessoas e causam interdições
As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta semana resultaram no deslocamento de aproximadamente 8 mil indivíduos, forçados a abandonar suas residências devido ao risco iminente de enxurradas e alagamentos.
O mais recente balanço da Defesa Civil gaúcha, divulgado ontem (21), indica que 121 municípios foram afetados de alguma forma pelo mau tempo, com 18 deles declarando estado de emergência. Até o momento, apenas Jaguari, na região sudoeste do estado, decretou calamidade pública. Os dados oficiais mostram que 1.914 pessoas estão abrigadas em locais provisórios e 6.058 buscaram refúgio em casas de familiares ou amigos. Uma pessoa permanece desaparecida, e o número de mortes causadas pelos temporais se mantém em três. Há também o registro de um ferido.
Ações de resgate e previsão do tempo
As forças de segurança estaduais realizaram o resgate de 731 pessoas e 137 animais. Entre os salvos, estão funcionários de um hospital municipal em Paraíso do Sul, na região central do estado, que ficaram isolados após a queda de uma ponte.
Para este fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o céu permanecerá encoberto em parte do estado, incluindo a capital, Porto Alegre, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Uma frente fria continua a avançar pelo oceano em direção ao sul do Brasil, gerando rajadas de vento fortes, que podem atingir 70km/h, especialmente no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Contudo, não há alertas meteorológicos de grande risco para a região sul no momento.
Pelo menos oito rios do estado estão com níveis acima da cota de inundação, e alguns, como os rios Uruguai e Jacuí, ainda apresentam lenta elevação.
Alertas e serviços de informação à população
A Defesa Civil gaúcha oferece um serviço de alertas meteorológicos por celular. Para receber as notificações, basta enviar o CEP da localidade via SMS para o número 40199 e aguardar a confirmação. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo WhatsApp, enviando uma mensagem para (61) 2034-4611.
O governo do Rio Grande do Sul também disponibiliza outros serviços de informação em tempo real, como um painel que detalha a situação das estradas gaúchas. Com informações da Agência Brasil


