Usuários da UBS Seringueiras são atendidos em espaço provisório, mas algumas pessoas faltam em exame reivindicado

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atua em várias frentes para reestabelecer as condições adequadas de atendimento aos usuários da Unidade Básica de Saúde Seringueiras.

O prédio que abriga esta UBS está interditado desde o dia 7 de janeiro de 2022, devido a problemas estruturais provocados pelas chuvas constantes e intensas que caíram na região de Pará de Minas na ocasião.

Desde então parte dos moradores é atendida na UBS do Bairro Prefeito Walter Martins Ferreira e outra na UBS localizada na parte baixa do Bairro Santos Dumont. Além de gerar um fluxo de usuários bem maior nestas unidades, as pessoas também reclamam do deslocamento até elas, principalmente aquelas com mobilidade reduzida.

Na tentativa de minimizar esse transtorno, já foi contratada uma empresa para instalar unidades modulares com utilização de contêineres nas imediações da UBS Seringueiras.

Outra ação provisória foi um acordo entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação para ofertar atendimento em parte isolada do Centro Municipal de Educação Infantil Idalina Mello Cançado, com entrada separada e sem qualquer prejuízo as atividades do CMEI, muito menos contato com as crianças.

O atendimento para os usuários da UBS Seringueiras já vem sendo realizado e até aqui com uma avaliação positiva por parte do vereador Leandro Guimarães Vieira (PTB), considerando que é um espaço provisório:


Leandro Guimarães Vieira
leoubsseringueiras1

O Portal GRNEWS também recebeu informação que uma das principais reclamações para reativar a UBS, era o possível prejuízo referente ao atraso dos exames preventivos para as mulheres, considerando os problemas na UBS Seringueiras.

Também fomos informados que para atender esta demanda da comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde marcou 15 exames preventivos para o sábado, 19 de novembro. Porém, cinco mulheres faltaram, sendo quatro delas usuárias da UBS Seringueiras que tanto cobravam este serviço. Questionado, o vereador que atua naquela região da cidade confirma este fato:

Leandro Guimarães Vieira
leoubsseringueiras2

Enquanto isso, a Prefeitura de Pará de Minas avança com o processo para reformar a UBS Seringueiras. A Comissão Permanente de Licitação se reuniu no dia 11 de novembro para analisar as propostas comerciais das empresas interessadas no processo licitatório para reformar a Unidade Básica de Saúde Amaral Lima Costa, a UBS Seringueiras.

Após conferência da proposta, da planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro, foi declarada vencedora a empresa CVTEC Engenharia Eireli que apresentou uma proposta no valor de R$ 402.493,91 para executar a obra.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!