Após suspensão de cruzeiros marítimos no Brasil, Procon orienta consumidores que compraram passagens

No fim ano passado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022, que iniciaria em 5 de novembro. O objetivo era proteger a saúde da população frente à Covid-19.

Porém, associações e organizadores de cruzeiros não ouviram as recomendações e autorizados, mantiveram as viagens. Resultado: surtos de Covid-19 em várias embarcações.

Após todos os problemas encontrados e as dificuldades em manter os protocolos sanitários, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) suspendeu, ao menos até 21 de janeiro, as operações nos portos brasileiros. A medida tem efeito imediato e nenhum hóspede pode ser embarcado. Os cruzeiros que já estão em alto mar devem finalizar os itinerários conforme planejado.

A estimativa é que 45 mil pessoas sejam afetadas após a suspensão e isto tem gerado muitas dúvidas de quem já programou sua viagem. Diante da situação, o Portal GRNEWS ouviu o coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Soares de Souza, que informa como o consumidor deve proceder no caso de cancelamento do cruzeiro:


Bruno Soares de Souza

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Ele orienta ainda que o consumidor pode requerer o valor pago ou ficar com o crédito para em outro momento, escolher a viagem:

Bruno Soares de Souza
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Ao menos cinco cruzeiros em operação no Brasil são monitorados pela Anvisa. Desde o dia 30 de dezembro os navios estão atracados em portos como o de Santos, Salvador e no Rio de Janeiro, com passageiros. Novos embarques estão proibidos, os que testaram positivo desembarcaram e foram isolados,

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