STJ não aceita prints do WhatsApp Web como provas e advogado explica motivos da decisão

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proibiu que capturas de telas obtidas pelo WhatsApp Web sejam utilizadas como provas a partir de agora. É que o serviço, segundo a Sexta Turma do STJ, elas podem ser apagadas, tanto pelo usuário como pelo outro contato.

Com isto, fica difícil comprovar a autenticidade daquele material. Sem contar que a tecnologia do aplicativo é de encriptação ponta-a-ponta, ou seja, não armazena em nenhum servidor o conteúdo das conversar. Por isto, não tem como comprovar a originalidade.

Sobre o assunto, o Portal GRNEWS ouviu o advogado especialista em Direito Criminal, Walace de Oliveira. Ele explica que há outras formas de comprovar, como por exemplo, uma conversa no aplicativo e esta se tornar uma prova importante no processo:


Walace de Oliveira

walacedeolww1

O STJ também informou que as capturas de telas são inválidas pois podem facilmente ser manipuladas. Sem contar que dependendo da situação, parte da conversa pode não ter sido incluída nas provas, o que poderá distorcer todo o assunto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!