Cidadãos podem regularizar a situação eleitoral até maio, mas juíza alerta que ninguém deve deixar para última hora

No dia 4 de outubro, 147.302.357 de brasileiros podem ir às urnas escolher o prefeito, vice-prefeito e vereador que deseja que tome conta de sua cidade pelos próximos quatro anos. Os 15.700.966 mineiros, que representam 10% do eleitorado brasileiro, poderão escolher os representantes de um dos 853 municípios.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), este ano 126,8 mil jovens terão a oportunidade de votar pela primeira vez no Estado e eles serão responsáveis por 0,80% do eleitorado mineiro.

Mas para exercer o direito ao voto é preciso estar com o Título de Eleitor em dia e quem ainda não tem o documento deve ficar atento a prazos estipulados pela Justiça Eleitoral.

Na microrregião de Pará de Minas, os eleitores de Pequi tiveram que se recadastrar junto ao Cartório recentemente, pois ainda não usavam a biometria no processo. Porém, dos 3.626 eleitores que deveriam se apresentar, apenas 2.469 estão regularizados, o que totaliza 68,9% do eleitorado daquela cidade.

Mas os moradores de Pequi junto a outros que não estão regularizados juntos à Justiça Eleitoral, tem mais uma chance. Até o dia 6 de maio eles devem comparecer ao cartório para que possam votar no pleito de 2020.

Ao Portal GRNEWS, a juíza eleitoral da Comarca de Pará de Minas Herilene Andrade, explica que o prazo não será prorrogado e os eleitores devem procurar o cartório o quanto antes:

Herilene Andrade
herileneandprazoeleit1

É comum, às vésperas do encerramento de prazos, o cartório ficar aberto em horário especial à noite e aos fins de semana. Novamente este ano isto deve acontecer em Pará de Minas, mas a juíza pede que os eleitores procurem se regularizar o quanto antes:

Herilene Andrade
herileneandprazoeleit2

O Cartório Eleitoral de Pará de Minas está localizado na rua Francisco Sales, nº 8, Centro. Quem pretende obter o título de eleitor deve levar a carteira de identidade, comprovante recente de residência original e para homens, é preciso apresentar o certificado de quitação com o serviço militar. Para regularizar a situação, é necessário apresentar estes documentos citados e o título de eleitor.

Se o documento foi cancelado, o eleitor deverá comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE). Em seguida, deverá pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno que tenha faltado à votação. Quem quiser informações pode ligar nos telefones (37) 3232-2349 e (37) 3232-2349.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!