China enfrenta surto de gripe aviária e ações em MG foram intensificadas para evitar a doença
O mundo inteiro teme que o coronavírus, que já matou 361 pessoas na China, até esta terça-feira, 4 de fevereiro, se espalhe para outros países e se torne uma nova epidemia. Se não bastasse a doença que infectou milhares de pessoas mundo afora, inclusive brasileiros, um forte surto de gripe aviária preocupa as autoridades chinesas.
O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China divulgou no fim de semana um comunicado explicando que o surto de H5N1 está localizado em uma fazenda onde 4,5 mil galinhas morreram.
Diante da situação, muita gente está preocupada mas segundo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) os brasileiros podem respirar aliviados. É que junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a influenza está bem controlada no país.
Há várias ações desenvolvidas em todos os estados brasileiros para conter o vírus que causa doenças respiratórias graves em aves e é contagioso aos seres humanos.
Em Minas Gerais, medidas adotadas há alguns anos se tornaram eficazes no controle da doença, como disse ao Portal GRNEWS o chefe do escritório seccional do IMA em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim:
Lucas Silva Jardim
lucassilvainfluenz1
Entre as ações para combater a influenza no país foi a Instrução Normativa 56, que fez com que as granjas avícolas se adequassem a várias normas de biosseguridade. Após um período de adequação e fiscalização, as 228 granjas cadastradas em Pará de Minas estão de acordo com as normas. Para Lucas Jardim, a medida trouxe mais segurança a toda população:
Lucas Silva Jardim
lucassilvainfluenz2
Além de fiscalizar as granjas avícolas, o IMA também fiscaliza outros estabelecimentos. Tudo isso para manter a segurança e garantir que a influenza fique longe do estado:
Lucas Silva Jardim
lucassilvainfluenz3
O escritório regional recebe cerca de 10 notificações de suspeita de gripe aviária por semana e todas elas são analisadas nas horas seguintes, pois cada minuto conta. Nestes casos suspeitos, várias medidas são adotadas até que o resultado dos exames seja revelado e dê negativo:
Lucas Silva Jardim
lucassilvainfluenz4
Somente na região de Pará de Minas, considerada a capital mineira do frango, há uma média de 800 galpões com 14 milhões de aves alojadas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.