Aumento constante nos preços de combustíveis assusta paraminenses e Procon agirá em caso de denúncia

A Petrobras anunciou que no dia 19 de setembro haveria mudanças nos preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias. Os combustíveis aumentaram 3,5% e 4,2% respectivamente. Reflexo também do ataque às refinarias de petróleo na Arábia Saudita.

Com isso mais um aumento no bolso do motorista. Com o reajuste no preço da gasolina, o etanol pode se tornar mais vantajoso, porém em alguns postos o litro tem ultrapassado o valor de R$ 3.

Os aumentos irregulares nos postos de combustíveis de Brasília e também os estabelecimentos de São Paulo são alvos de fiscalização de equipes do Procon, órgão que atua na defesa do consumidor.

Em Pará de Minas, novos postos de combustíveis abriram recentemente e fez aumentar a concorrência. Novos serviços tiveram que ser adicionados ao atendimento para conquistar o cliente e promoções são realizadas para movimentar as vendas.

No município os consumidores sempre alegaram a existência de um possível cartel entre os donos de postos de combustíveis, pois, os preços são praticamente os mesmos e bem diferentes dos de outros municípios que ficam mais distantes das distribuidoras.

Por isso no ano passado uma comissão da Câmara Municipal de Pará de Minas enviou ofício ao Procon de Pará de Minas para averiguar uma possível combinação de preços entre os empresários do setor. Mas o coordenador Bruno Soares de Souza disse a reportagem do Portal GRNEWS, que nada irregular foi constatado:


Bruno Soares de Souza
brunosoaresprecoscomb1

Caso o consumidor se sinta lesado devido ao alto preço praticado por algum posto ou perceba que o valor é reajustado constantemente, pode denunciar ao Procon:

Bruno Soares de Souza
brunosoaresprecoscomb2

No caso da denúncia de preços abusivos, o Procon pode multar o posto ou autuá-lo exigindo explicações. O Código de Defesa do Consumidor prevê também advertências e até o fechamento do estabelecimento.

Já em relação à qualidade do combustível, a denúncia deve ser feita na Agência Nacional do Petróleo (ANP) acessando AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!