Época do ano favorece e incendiários já começaram a fazer queimadas na região de Pará de Minas

Na semana passada uma fumaça escura pelos lados do bairro Cores de Minas, na mesma região em que está localizado o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Pará de Minas se propagou pelas redes sociais e serviu de alerta quanto aos incêndios florestais, em sua maioria criminosos.

A preocupação aumenta por que está próximo o período em que o Corpo de Bombeiros tem que redobrar a atenção e até mesmo trabalhar dobrado. Entre junho e setembro, por causa do tempo seco, aumenta o número de queimadas. Só em junho de 2018 em Minas Gerais foram registradas 4.036 queimadas, aumento de quase mil ocorrências em relação ao ano anterior.

Além de o tempo seco favorecer a propagação das chamas, a interferência humana é responsável por 90% das ocorrências.

Em Pará de Minas o Corpo de Bombeiros já começou a registrar ocorrências desse tipo que iniciaram antes do previsto, ou seja, a probabilidade do índice aumentar este ano é grande.

No último fim de semana, segundo o comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Cleyton Batista de Jesus, vários focos de incêndio ambiental foram registrados na região de Pará de Minas e a população não tem se conscientizado dos problemas que as queimadas causam. Além de ser crime, causa danos ambientais e até mesmo materiais, incalculáveis:


Cleyton Batista de Jesus
cleytonqueimadas1

O comandante lembra ainda que ao invés do militar se dedicar às ocorrências de resgates, ele tem que ir combater incêndios criminosos.

Além disso, a viatura utilizada no incêndio florestal é a mesma da área urbana, ou seja, ocorrências importantes podem ser atrasadas por causa do fogo na mata:

Cleyton Batista de Jesus
cleytonqueimadas2

A Lei de Crimes Ambientais sancionada em 1998 prevê penas severas para quem gera incêndio florestal. Provocar a queimada pode render pena de dois a quatro anos de reclusão e uma multa de R$3.489,64.

Tenente Cleyton Batista pede à população que denuncie caso presencie alguém ateando fogo nas matas:

Cleyton Batista de Jesus
cleytonqueimadas3

A denúncia pode ser feita tanto pelo telefone 190 da Polícia Militar como também no 193 do Corpo de Bombeiros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!