Morcegos que se alimentam de sangue vivem na zona rural e podem transmitir a raiva, alerta biólogo

Stockphoto Mania/Fotolia

Os chamados morcegos hematófagos, ou seja, que se alimentam de sangue, também são conhecidos como morcegos vampiros. Eles são os únicos com essa prática. Há apenas três espécies no mundo e vivem apenas nas Américas.

O habitat destes morcegos é geralmente fendas, cavernas, árvores e construções. Vivem em colônias que podem agregar até dois mil animais. É comum encontrar cerca de 100 morcegos por colônia.

O combate a população desses animais é de responsabilidade do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O escritório do órgão em Pará de Minas já constatou a presença deles em algumas localidades.

Eles podem transmitir o vírus da raiva através da mordida em cavalos, cães, bois, entre outros animais. Por isso é realizado um importante trabalho para controle desses morcegos para que não prejudiquem os produtores rurais.

De acordo com Adelmo Batista Lemos, biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o morcego hematófago é encontrado na zona rural. Já a espécie que se alimenta de frutas é encontrada no meio urbano.

Ele explica que a raiva tem uma alta taxa de letalidade e por isso é importante fazer um trabalho de combate a doença. A patologia também pode acometer seres humanos e com consequências terríveis:

Adelmo Batista Lemos
adelmo_batista_lemos_morcegos1


Os cães e gatos também podem transmitir a raiva por meio da mordida. Por isso que todos os proprietários são obrigados a vacinar os animais contra a raiva. A campanha de imunização acontece todos os anos:

Adelmo Batista Lemos
adelmo_batista_lemos_morcegos2

A vacina antirrábica é disponibilizada gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Qualquer dúvida o dono do animal pode procurar o CCZ, que fica atrás do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!