Água de lagoa do bairro Patafufo é enviada para análise. Resultado pode explicar mortandade de peixes
Na segunda-feira (6) moradores do bairro Patafufo, em Pará de Minas, denunciaram a mortandade de peixes em uma lagoa existente naquela região. O lago foi construído em 2014 pela Associação Amigos do Meio Ambiente (Ama Pangéia).
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada e registrou mais uma ocorrência. Foi o quarto registro encaminhado para o Ministério Público de Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas.
Para os denunciantes a falta de oxigenação provocada por algum contaminante pode ter causado a morte dos peixes. A cena era lamentável, pois muitos peixes mortos ficaram boiando na água.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente, (Codema) e gerente da Ama Pangéia, José Hermano de Oliveira Franco esteve no local e vistoriou toda a área em busca das causas dos danos. Ele afirmou que não havia encontrado nada que justificasse a morte dos peixes. Alguns moradores chegaram a questionar se havia algum esgoto de empresa ou clube que estaria sendo despejado no manancial.
Mas, nada disso ficou comprovado. A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, também fez uma visita para fazer uma investigação e não encontrou nenhum vestígio do que ocorrido.
Rafaela Lúcia Martins de Oliveira, secretária municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, revela que os técnicos recolheram amostras da água para análise em laboratório e só após o resultado será constatado a causa da morte dos peixes:
Rafaela Lúcia Martins de Oliveira
aarafaelalucia1
Ela informa que os moradores do bairro também foram ouvidos em relação aos problemas ambientais na lagoa. Porém, nada foi comprovado até o momento e os trabalhos de investigação continuam:
Rafaela Lúcia Martins de Oliveira
aarafaelalucia2
O laudo constando o resultado da análise feita na água da lagoa do bairro Patafufo deverá ser enviado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), nos próximos 30 dias.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.