Consumidores pesquisam e usam a criatividade para driblar o aumento dos produtos nos sacolões
O aumento no preço dos produtos hortifrutigranjeiros deverá ser mantido nesse primeiro semestre de 2016. As fortes chuvas e as altas temperaturas foram fatores determinantes na queda da produção e oferta nas principais centrais de abastecimento do país.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Como cada espécie de fruta, verdura e legume depende de clima específico ou mais propício para ser cultivada e produzida em larga escala, as mudanças climáticas trouxeram alguns problemas para o homem do campo.
Além disso, a crise política e a consequente crise econômica elevaram os preços devido o aumento dos juros e do custo de produção. Como o mercado é regido pela lei da oferta e da procura, com menos produtos à disposição os preços sobem consideravelmente.
Em Pará de Minas, os sacolões que comercializam os produtos hortifrutigranjeiros estão usando a criatividade para ajudar o consumidor. Segundo Gabriel Augusto Vilaça, gerente destes estabelecimentos, algumas hortaliças podem ser substituídas por outras com preços mais acessíveis:
Gabriel Augusto Vilaça
gabrl_scl
Para a dona de casa Cíntia Aparecida Silva os preços estão variando, assim como a qualidade. Ela frisa a importância de fazer uma pesquisa detalhada e ficar de olho nas promoções do comércio:
Cíntia Aparecida Silva
cintp_scl
Na opinião de Juliano Maciel os valores dos hortifrutigranjeiros estão cada vez mais altos e a situação fica cada vez mais difícil. Ele afirma que é preciso ter um jogo de cintura para conseguir lidar com as dificuldades:
Juliano Maciel
julmc_scl
Antônio Marcos Lúcio veio da cidade de Pitangui e revela que os preços em Pará de Minas estão bem melhores. Ele acredita que as promoções dos estabelecimentos proporcionam uma oferta razoável para os clientes:
Antônio Marcos Lúcio
antluc_scl
Se por um lado o consumidor reclama do preço dos hortifrutigranjeiros, por outro o produtor luta para manter uma boa produção e ao mesmo tempo arcar com os elevados custos envolvidos no processo.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.