Autoescolas serão obrigadas a disponibilizar aulas no simulador a partir de junho
Em 2015 o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) havia exigido que todos os Centros de Formação de Condutores (CFC) adquirissem um simulador para as aulas de direção dos candidatos a carteira de habilitação.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O equipamento é como um veículo em que o aluno faz as aulas simulando situações diversas no trânsito, inclusive no período noturno, chuvoso, entre outros. São feitas as mesas exigências que as aulas nas ruas.
Mais uma vez a maioria das autoescolas não cumpriu a determinação do Contran e em alguns estados os candidatos a CNH passaram pelo constrangimento de não conseguir participar dos exames de direção.
Em Minas Gerais o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi mais maleável e não exigiu as aulas no simulador. Porém, o Contran manteve a exigência e prorrogou o prazo para o dia 1º de junho.
De acordo com o empresário Marcos Vinícius de Oliveira, proprietário da Autoescola Nacional, o prazo não será mais adiado pelo órgão que regulamenta o processo de obtenção da carteira de motorista:
Marcos Vinícius de Oliveira
marcoliv_simldr1
Como pioneiro na implantação do simulador em Pará de Minas, ele revela que tem utilizado o equipamento para que os alunos deem celeridade às aulas noturnas. Com isso a instituição ganha no atendimento a grande demanda de aulas:
Marcos Vinícius de Oliveira
marcoliv_simldr2
As aulas no simulador também são acompanhadas pelo instrutor da autoescola. Grande parte dos candidatos à carteira de habilitação que utilizaram a tecnologia aprovou o novo sistema.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.