Pacientes paraminenses são atendidos e tratados em casa pelo Serviço de Atenção Domiciliar

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta, entre outros programas, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAS). Em Pará de Minas uma equipe faz este trabalho que promove saúde, trata doenças e ainda ajuda pacientes com reabilitação, tudo feito em casa.

O serviço funciona como garantia da continuidade dos cuidados que o paciente recebeu na unidade hospitalar ou no posto de saúde. Cada caso é analisado individualmente fazendo com que o paciente receba o tratamento mais adequado à sua condição.


Em Pará de Minas o SAD é coordenado pela enfermeira Elisiane Marques e tem em sua equipe o médico Bernardo Tito. O serviço funciona há oito anos na cidade. Os dois participaram do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube, e falaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido:

Bernardo Tito
berpgrsad1


O atendimento é feito inicialmente na Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e só então encaminhado ao SAD, como destaca Elisiane Marques:

Elisiane Marques
elisipgrsad1

Durante o PGR, Elisiane Marques e Bernardo Tito falaram mais sobre os atendimentos feitos pelo SAD e também uma visita que a equipe fez a comunidades do Rio de Janeiro. Por lá eles aprenderam novas formas de atendimento domiciliar. Assista.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!