Galo e Lanús decidirão a Copa Sul-Americana no Paraguai em 22 de novembro
O Atlético Mineiro irá enfrentar o Lanús, da Argentina, na grande final da Copa Sul-Americana de 2025. A disputa pelo título será realizada em jogo único no dia 22 de novembro, um sábado, na cidade de Assunção, capital paraguaia. O palco da decisão será o estádio Defensores del Chaco, um local que traz boas recordações ao Galo, pois foi lá que a equipe disputou a primeira partida da final da Libertadores de 2013.
A confirmação do time argentino como finalista veio após a vitória do Lanús sobre o Universidad de Chile por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (30/10), em sua casa, o estádio La Fortaleza. O resultado assegurou a vaga, já que o jogo de ida no Chile havia terminado em empate por 2 a 2.
Campanha do Galo e reencontro histórico
O Atlético garantiu sua presença na final após superar o Independiente del Valle, do Equador, na semifinal. O Galo venceu por 3 a 1 na Arena MRV, na última terça-feira (28/10), com gols de Guilherme Arana, Bernard e Hulk, após um empate de 1 a 1 no Equador.
O confronto contra o Lanús marca um reencontro com um adversário que já é bem conhecido na história internacional do time mineiro. De todos os quatro títulos internacionais oficiais conquistados pelo Atlético, dois foram justamente contra a equipe argentina: a Copa Conmebol de 1997 e a Recopa Sul-Americana de 2014. No histórico de quatro duelos entre os clubes, o Galo contabiliza três vitórias e um empate. Foi inclusive contra o Lanús, no jogo de volta da Recopa de 2014, que o ídolo Diego Tardelli atingiu a marca de 100 gols pelo clube.
O caminho dos finalistas até a decisão
O Atlético-MG chegou à Sul-Americana de 2025 como o quarto melhor classificado do Brasileirão que não obteve vaga para a Libertadores.
Fase de Grupos: Ficou em segundo lugar, atrás do Cienciano (Peru) e à frente de Iquique (Chile) e Caracas (Venezuela).
Mata-mata: Eliminou sucessivamente o Atlético Bucaramanga (Colômbia), Godoy Cruz (Argentina), Bolívar (Bolívia) e, por fim, o Independiente del Valle (Equador) na semifinal.
O Lanús, por sua vez, qualificou-se para o torneio ao ser o quinto melhor time da tabela acumulada da Liga Argentina que não se classificou para a Libertadores.
Fase de Grupos: Liderou seu grupo com 12 pontos, superando Vasco, Melgar e Puerto Cabello.
Mata-mata: Nas oitavas de final, eliminou o Central Córdoba nos pênaltis. Nas quartas de final, venceu o Fluminense por 1 a 0 em casa e empatou em 1 a 1 no Maracanã para seguir adiante.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Atlético-MG


