Vereador denuncia que carrapatos tomaram conta do Parque do Bariri e cobra atitude da prefeitura

O Parque do Bariri, localizado no Bairro São José, é um dos principais pontos turísticos de Pará de Minas. Situado em área nobre com o metro quadrado mais caro da cidade, ele é utilizado para a prática esportiva, há um parquinho dedicado às crianças que podem brincar em várias atividades, quadras para vários tipos de jogos, espaço para skatistas e quem gosta de algo mais radical, e muita natureza, para quem quer apenas relaxar.

Mas nos últimos dias as clínicas veterinárias têm recebido animais que foram passear no local e voltaram cheios de carrapatos. Segundo eles há uma verdadeira infestação do parasita.

O carrapato não permanece no animal durante todo o ciclo de vida. Após eclodir os ovos, as larvas sobem na grama e arbustos em busca de um novo hospedeiro. Por isso, fazer o controle envolve todo o ambiente.

A picada do animal infectado transmite várias doenças como a babesiose canina que pode levar os cães a uma anemia grave; a erliquiose canina que causa fraqueza, sangramentos nasais e vômitos; e quanto há a picada do carrapato estrela, transmite febre maculosa, que pode levar à morte do animal. Nos humanos há febre alta, manchas na pele de debilitação progressiva.

Quem está preocupado e denunciando a situação é o vereador Rodrigo Varela Franco (PSD). Ele tem recebido reclamações de donos de animais e veterinários da cidade:

Rodrigo Varela Franco
rodrigovarelacarrapatos


O controle dos carrapatos é feito através de carrapaticidas ambientais, sendo a medida sanitária mais eficaz para controle das doenças. Deve ser realizada ainda a poda da vegetação e retirada de lixo ambiental.

A reportagem do Portal GRNEWS entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pará de Minas para saber o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde sobre a questão levantada pelo vereador. Mas a Vigilância Sanitária, que é a responsável pelo setor, ainda não se pronunciou.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!