Cidade dos quebra-molas: Pará de Minas tem 200% a mais de lombadas e centenas de novos pedidos

quebra_molas310816a
O constante aumento na frota de veículos vem afetando drasticamente o trânsito, principalmente nos grandes centros urbanos. No entanto, as cidades do interior também sofrem com o comprometimento da mobilidade urbana.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A maioria dos municípios não foram projetados para receber grande número de carros e motos nas vias. Como consequência os condutores enfrentam muito estresse e boa parte perde a paciência e passam a fazer manobras perigosas.

quebra_molas310816b
Nas ruas e avenidas asfaltadas a velocidade alta vem provocando verdadeiras tragédias e surge a necessidade de campanhas educativas para conscientizar motoristas e pedestres quanto aos riscos do trânsito.

Uma das saídas mais recorrentes em Pará de Minas tem sido a solicitação de quebra-molas em diversos trechos da cidade. Uma forma de forçar os veículos a reduzirem a velocidade em algumas áreas de grande movimento.

Segundo informações, já existem mais de 100 pedidos de instalação de quebra-molas na gerência de trânsito da prefeitura. Mas, essas solicitações não podem ser atendidas de qualquer maneira.

quebra_molas310816
A resolução 39 do ano de 1998, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), regulamenta a colocação de lombadas nas vias urbanas. Segundo a lei, o quebra-molas só deverá ser instalado como último recurso para conter o tráfego de veículos.

De acordo com Marlon César Silva, Diretor de Desenvolvimento Urbano, o ideal é que os motoristas se conscientizem e respeitem os limites de velocidade para que o trânsito seja mais seguro:

Marlon César Silva
quebramolasmarloncesarsilva1

Ele explica que os custos envolvidos na instalação de um quebra-molas chegam a R$ 4 mil. Se forem atendidos todas as centenas de pedidos protocoladas na prefeitura a cidade se transformaria em um tobogã:

marlon_cesar_silva310816
Marlon César Silva
quebramolasmarloncesarsilva2

A consultoria especializada que fez o diagnóstico do trânsito constatou que Pará de Minas está com 200% a mais do número ideal de quebra-molas e por isso os novos pedidos são analisados com cautela:

Marlon César Silva
quebramolasmarloncesarsilva3

Entre algumas exigências da legislação, as lombadas não podem ser instaladas em ruas onde passam os ônibus coletivos, subidas e descidas, número reduzido de veículos diariamente, entre outros quesitos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!