Intoxicações por metanol atingem 59 casos confirmados e causam 15 mortes no Brasil
O número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil chegou a 59, conforme atualização divulgada ontem (29) pelo Ministério da Saúde. A ingestão da substância tóxica, frequentemente encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas, tem se espalhado por diversas regiões do país e já resultou em um saldo lamentável de 15 óbitos.
Distribuição dos casos e óbitos
A maioria dos casos confirmados está concentrada no estado de São Paulo, que lidera o registro com 46 ocorrências. Em seguida, figuram Paraná, com 6 casos, Pernambuco, com 5, e Rio Grande do Sul e Mato Grosso, ambos com 1 caso confirmado.
O número de vítimas fatais permanece em 15, distribuídas da seguinte forma:
Nove mortes em São Paulo.
Três mortes no Paraná.
Três mortes em Pernambuco.
Além disso, o Ministério da Saúde investiga outros 9 óbitos que podem estar relacionados à intoxicação por metanol. As investigações abrangem três casos em Pernambuco, dois no Paraná, dois em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Mato Grosso do Sul.
Alerta sanitário contra bebidas clandestinas
Diante do cenário, o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) emitiu um alerta robusto. O órgão reiterou que o consumo de bebidas alcoólicas de origem não confiável ou clandestina representa um grave perigo à saúde pública, pois esses produtos podem conter substâncias tóxicas, como o metanol, que podem ser letais.
Canais para denúncia de irregularidades
Para combater a circulação de produtos adulterados, as autoridades incentivam a população a denunciar irregularidades. Em São Paulo, suspeitas e denúncias sobre bebidas podem ser encaminhadas por meio dos seguintes canais:
Disque Denúncia 181 e site da Polícia Civil de São Paulo.
Disque 151 e site do Procon-SP.
Com informações da Agência Brasil


