Pecuaristas devem vacinar o gado bovino contra a febre aftosa até esta terça
Termina nesta terça-feira (31) o prazo da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 2016. Os produtores devem adquirir as vacinas aplica-las devidamente nos animais.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Os pecuaristas também terão até o dia 10 de junho para comprovar a imunização dos animais para o escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O procedimento pode ser feito de duas maneiras.
O produtor poderá declarar AQUI ou levar o documento preenchido, junto com a nota fiscal de compra das vacinas, a um dos escritórios regionais do órgão sanitário.
Minas Gerais completou 20 anos sem casos suspeito da doença no rebanho. A vacinação é obrigatória e a principal forma de prevenção ao vírus. A expectativa é de que 23,9 milhões de bovinos sejam imunizados este ano.
O produtor de gado, Francisco Xavier, ressalta a importância de se erradicar a doença e trabalhar dentro das exigências legais. Segundo ele, todo o esforço é válido e traz muitos benefícios para toda a cadeia produtiva:
Francisco Xavier
vacftfranciscoxavier1
Nelson Xavier Teixeira, outro produtor de bovinos, conta todos os anos cumpre com as obrigações de vacinação. Ele revela que o processo dá um pouco de trabalho, o que é normal no processo:
Nelson Xavier Teixeira
vacftnelsonxaviertexeira
O produtor Welington Baía também enalteceu a vacinação contra a febre aftosa. De acordo com ele é todo esse cuidado que está segurando o mercado de bovinos em todo o estado de Minas Gerais:
Welington Baía
vacftwelingtonbaia
Os fiscais do IMA realizam fiscalizações em propriedades rurais durante todo o ano. O produtor que não vacinar o rebanho contra a febre aftosa estará sujeito a uma multa de R$ 75,27 por cabeça.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.