Alta nos preços de farelo de soja e milho eleva custos e prejudica produtores de suínos

cogran
Os produtores de suínos, bovinos e aves vêm amargando preços cada vez mais altos nos custos operacionais. Especialmente os insumos utilizados na nutrição dos animais vêm registrando altas consideráveis.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O farelo de soja e o milho estão sendo os grandes vilões de toda a cadeia produtiva. Especialmente a alta no preço do milho que é um ingrediente essencial na ração animal vem trazendo grandes dificuldades.

Isso provoca um efeito em toda a cadeia produtiva e afeta até mesmo os produtores de gado leiteiro. O mercado da carne suína espera um aumento no consumo com a chegada do período de frio.

Tradicionalmente os brasileiros consomem pratos à base da carne de porco nesta época do ano. De acordo com Donizete Ferreira do Couto, gerente de Negócios da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran) muito milho foi exportado e agora o insumo está em falta no mercado interno:

Donizete Ferreira do Couto
insumosdonizete1

donizete_ferreira_do_couto190516
Para ele, a crise atual é sem precedentes devido à instabilidade do mercado. A expectativa é de que o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, consiga tomar as medidas necessárias para reverter o quadro:

Donizete Ferreira do Couto
insumosdonizete2

O presidente do Sindicato Rural Patronal de Pará de Minas, Eugênio Mendes Diniz, também apontou o desabastecimento de milho devido à venda autorizada pela ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

O Brasil é o segundo maior produtor de milho do mundo e seria irônico um país com todo esse potencial ter que importar o grão de outros países para garantir o abastecimento dos produtores de aves, bovinos e suínos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!