Projeto Historiar integrado por equipes da Cultura e Educação visa promover os bens tombados de Pará de Minas
Teve início nesta semana em Pará de Minas o projeto Historiar. Numa parceria entre secretarias municipais, os estudantes da rede municipal de ensino conhecerão de perto quais são os bens tombados da cidade e a importância de cada um deles para a construção do município.
Primeiro eles visitam o Museu Histórico de Pará de Minas e aprendem um pouquinho mais sobre as peças expostas e aproveitam, claro, para matar curiosidades.
Na primeira visita, o Museu recebeu os estudantes da Escola Municipal Marechal Deodoro, da comunidade rural de Meireles. Muitos estavam no espaço pela primeira vez e os olhinhos vidrados nas peças antigas mostravam o quanto o projeto já surpreende.
O Historiar tem o objetivo de apresentar os patrimônios de Pará de Minas e valorizar a cultura da cidade. O intuito é ensinar os paraminenses desde criança sobre preservação e resgate da história, como conta o historiador e responsável pelo ICMS Patrimônio Cultural em Pará de Minas, Alaércio Delfino:
Alaércio Delfino
alaerciodhistoriar1
A parceria entre secretarias municipais de Educação e Cultura e Comunicação Institucional vai proporcionar aos estudantes paraminenses visita a patrimônios e bens tombados em Pará de Minas. A coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino, Sandra Morais, adianta que durante todo o ano acontecerão ações:
Sandra Morais
sandramhistoriar1
O idealizador do projeto é o professor de História Gustavo Araújo que destaca como serão as visitas, oficinas e ações com os estudantes:
Gustavo Araújo
gustaraujohistoriar1
A rede municipal de ensino tem agendado junto às escolas as visitas guiadas ao Museu.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.