Governo de MG estuda modelo pedagógico de reposição de aulas na rede estadual de ensino

Desde o dia 18 de março as aulas da rede estadual de ensino de Minas Gerais estão suspensas. As redes municipal e particular também seguiram a determinação do governador Romeu Zema (Novo) e desde então os estudantes permanecem em casa.

O objetivo é evitar a contaminação pelo COVID-19 e tentar diminuir o número de casos de transmissão comunitária.

Mas os pais estão preocupados. A estimativa, segundo o Ministério da Saúde, é que somente no segundo semestre o Brasil volte à normalidade e não haja mais casos da doença. Só então a rotina pode retornar.

Em casa mães, pais e responsáveis temem que os filhos percam o ano letivo que mal havia começado quando as aulas foram interrompidas. Outra preocupação é dos universitários que pretendiam se formar no fim deste ano. Na rede particular, muitas escolas e faculdades adquiriram softwares para que as aulas sejam oferecidas remotamente. Ou seja, o aluno poderá estudar online.

Como os municípios e também as universidades seguem as recomendações do Estado, o Portal GRNEWS procurou a Secretaria de Estado de Educação (SEE) para saber se já há um posicionamento em relação à reposição destas aulas e como o ano letivo ficará.

Em nota, a assessoria de comunicação da SEE informou que “dentro de um conjunto de medidas tomadas para prevenção do avanço da COVID-19, decidiu antecipar 15 dias de recesso escolar na rede estadual de ensino, com início no dia 23/03 e término no dia 13/04.”

Outras ações serão anunciadas nas próximas semanas, conforme o andamento da situação monitorada pela Secretaria de Estado de Saúde e o comitê formado para enfrentamento do COVID-19.

Além disso, segundo a SEE, “um grupo de professores e técnicos estão integralmente envolvidos na construção de um modelo pedagógico que a rede estadual fará uso, caso essa situação de suspensão das atividades escolares se estenda, com o objetivo de oferecer possibilidade aos estudantes de terem o conteúdo das disciplinas trabalhado. O detalhamento da iniciativa se desdobrará nas próximas semanas.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!